A Proteção Social Básica é caracterizada como o conjunto de estratégias assistenciais voltadas à prevenção da vulnerabilidade e do risco social, visando ao desenvolvimento de potencialidades e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destinando-se àqueles que são fragilizados pela pobreza, pela privação de renda e por outras expressões da questão social.
Para tanto, mantém o Departamento Social Santa Júlia Billiart – uma iniciativa de caráter preventivo e proativo, em que as crianças e os adolescentes, bem como suas famílias, são estimulados ao convívio comunitário e familiar, ao desenvolvimento de potencialidades e à participação cidadã, por meio de projetos que compreendem os interesses e as necessidades da faixa etária abarcada entre 06 e 15 anos. Assim, busca contribuir com a transformação da realidade social.
Já as instituições voltadas à Proteção Social Especial de Alta Complexidade visam garantir atendimento qualificado aos seus beneficiários, favorecendo também o convívio familiar e comunitário, além do desenvolvimento da autonomia.
Nessa esfera, a Congregação de Nossa Senhora mantém três Instituições de Longa Permanência para Idosos. Localizadas no norte gaúcho, elas acolhem homens e mulheres, com diferentes graus de dependência, a partir dos 60 anos. Assim, entidade filantrópica contribui para a redução do número de idosos em situação de rua ou de abandono, negligência e violência familiar, garantindo-lhes os direitos sociais e a convivência comunitária, além de favorecer a manutenção da autonomia e a construção de vínculos afetivos.